Segurança para todos

Como agir em caso de acidente



Regras básicas para agir em segurança e sem stress

Em caso de presenciar um acidente e o condutor envolvido estiver impossibilitado de o sinalizar, agir rapidamente e em segurança é meio caminho para minimizar os danos.
a)      Deve parar, ligar as luzes de perigo e sinalizar o local do acidente, desta maneira protege-se a si, aos acidentados e aos demais utentes da via.
b)      O triângulo de sinalização deve ser colocado a pelo menos 30 metros do local do sinistro. Ao fazê-lo deve usar o colete refletor.
c)       Caso haja feridos, deve contactar o 112. Dê o máximo de informações sobre o número de viaturas envolvidas e o de feridos. Importa informar o mais detalhadamente possível sobre o local da ocorrência, dando um ponto de referência.
d)      Se o acidente ocorrer num sítio de visibilidade reduzida ou à noite, procure que as luzes do seu carro iluminem o local do sinistro, para que os outros condutores percebam o que aconteceu.

O veículo acidentado:
e)      Se possível, deve desligar o motor e colocar calços nas rodas.
f)       Não deve fumar nem atirar beatas para o chão, sob pena de poder provocar um incêndio.
g)      No caso de haver derrame de combustível, deve tapá-lo com terra ou areia.
h)      Em caso de incêndio, deve usar o extintor e não água.
i)        Só deve mexer nas vítimas quem tiver competência para o fazer, de contrário não se deve mexer nas vítimas. A não ser que haja risco de incêndio ou afogamento.
j)        Deve colocar-se junto da vítima até que cheguem os primeiros socorros. Proteja-a com uma manta ou um casaco, para a manter aquecida. Transmita-lhe calma.


 



«« voltar


BTW
seara.com