Segurança para todos

De pequenino se aprendem regras de trânsito



De pequenino se aprendem regras de trânsito

Como se fosse uma cidade real, nos mais de 3000 metros quadrados de exteriores, peões e condutores cruzam-se num cenário decorado para aprender as regras básicas da segurança rodoviária. 

Os carros são a pedais, mas há peões a atravessar as passadeiras, há sinais luminosos, sinalização obrigatória e informativa, obstáculos a contornar, há uma rotunda e há transportes públicos. Quando necessário, recorre-se à bomba de gasolina, para reabastecer as viaturas. 

Na área coberta, existem duas salas de aulas teóricas, com meios audiovisuais, e também há uma ludoteca, para se aprender as regras básicas de trânsito através de jogos e atividades de grupo.

Assim funciona há mais de 25 anos a Escola Fixa de Trânsito, local de passagem e de aprendizagem das crianças do primeiro ciclo da freguesia de S. Domingos de Rana, em Cascais. Nas duas aulas anuais, crianças com idades entre os 6 e os 10 anos interagem com o objetivo último de “fomentar comportamentos defensivos na estrada”, pode ler-se no sítio da Internet. 

Também são desenvolvidos projetos pontuais dedicados quer a um público adolescente, “Adolescer no trânsito”, quer aos seniores, “Gerações no trânsito: aprender não tem idade”.

Um exemplo de boas práticas que tem servido de inspiração para outras escolas fixas de trânsito em todo o país.




«« voltar


BTW
seara.com