Nove passos para uma travessia segura
A PSP está a veicular através das redes sociais um conjunto de boas práticas dirigidas aos pais e cuidadores de crianças no sentido de promover uma melhor travessia das passadeiras.
São nove regras com a respetiva justificação. Explicando as normas, há uma maior probabilidade de a criança as entender e interiorizar.
Em primeiro lugar, diante da passadeira uma criança deve ser ensinada a parar, olhar para a esquerda e a direita e estar atenta, ser convidada a descobrir os sons, para melhor antecipar os perigos. A travessia pode ser feita dando a mão a um adulto, trata-se de ensinar pondo em prática.
A criança deve ainda ser ensinada a olhar o condutor nos olhos, assim certifica-se que o condutor notou a sua presença. E a travessia deve ser sempre feita nas passadeiras, nem que para isso tenha de fazer um percurso mais longo.
No local deve ainda estimular-se a descoberta dos sinais luminosos, das passadeiras e dos perigos rodoviários. Há cuidados especiais nas saídas das garagens e dos parques e quando se passa entre dois automóveis. Importa também lembrar que a travessia da estrada deve sempre ser feita depois do autocarro partir.
A PSP quer ainda que as crianças sejam motivadas a solicitar a ajuda de um agente para atravessar a rua, para reforçar a ideia de que as forças de segurança, como a PSP, servem para ajudar.
Pode consultar mais boas práticas aqui
|