Segurança para todos

Carta de condução gradual e técnica da caixa negra para jovens condutores



Pais de jovens condutores apoiam o uso destas técnicas

A tecnologia da caixa negra permite controlar a velocidade e o comportamento dos jovens condutores através da monitorização do próprio veículo, enquanto a carta de condução gradual tem como objetivo fazer com que os condutores recentemente encartados ganhem experiência e competências ao longo do tempo num ambiente rodoviário de baixo risco.

Ambas as iniciativas são apoiadas pelos pais e instrutores de condução como forma de garantir uma maior segurança rodoviária, segundo dados do relatório da Goodyear "Driving Safety First - improving road safety for novice drivers".

De acordo com este estudo, a técnica da caixa negra é apoiada por 46% dos pais de jovens condutores que consideram que esta pode reduzir significativamente os comportamentos de risco. Adicionalmente verifica-se que ao saberem que estão a ser observados pelos pais, os condutores inexperientes têm tendência a melhorar a sua condução.

No que à carta gradual diz respeito, a ideia passa por limitar a condução à noite, em auto-estradas e ainda garantir que a condução, numa fase inicial, possa ser supervisionada pelos pais. Ao longo do tempo as restrições vão sendo retiradas através de testes adicionais até que o jovem adquira a respetiva carta de condução.


«« voltar


BTW
seara.com