Segurança para todos

10 dicas para a tua segurança rodoviária



Quando de deslocas, quer o faças sozinho ou na companhia dos teus amigos e família, há regras que deves conhecer e respeitar para a tua segurança e a de todos os que se deslocam na via pública. 

1. Coloca sempre o cinto de segurança, mesmo em trajetos pequenos, e não o tires enquanto não chegares ao teu destino ou mesmo se quiseres dormir. O cinto evita que sejas violentamente projetado em caso de colisão.

2. Se tiveres menos de 12 anos ou menos de 1,35 m, tens de te sentar numa cadeira ou assento elevatório. Eles possibilitam que o cinto de segurança fique bem colocado no teu corpo, sem correres o risco de te magoares no pescoço e no abdómen, em caso de colisão ou travagem brusca.

3. Escolhe sempre a porta do lado do passeio para entrares e saíres do automóvel. Assim, ficas protegido dos veículos que passam na faixa de rodagem.

4. Caminha nos passeios. Se não existirem, anda pela berma mas sempre pelo lado esquerdo da faixa de rodagem, de frente para os veículos. 

5. Atravessa sempre nas passagens para peões. Se houver sinais luminosos, espera que sinal para peões fique verde antes de atravessares.

6. Espera que os veículos parem antes de atravessares e, antes de avançares, procura o olhar dos condutores para teres a certeza de que estão a ver.

7. Mesmo num trajeto que já conheces de cor, fica sempre atento aos perigos que podem aparecer.

8. Quando andares de bicicleta com os teus amigos ou com a tua família, embora o Código da Estrada permita a circulação a par (não mais do que dois ciclistas), é mais seguro circulares em fila indiana.

9. Usa sempre um capacete (adequado ao tamanho da tua cabeça e corretamente apertado) quando andares de bicicleta, trotineta ou patins. Ele é indispensável para proteger a tua cabeça, em caso de queda.

10. Depois de desceres de um autocarro, e se quiseres atravessar a rua, espera sempre que o autocarro parta. Só assim poderás ver os veículos que se aproximam e ser visto pelos condutores.



«« voltar


BTW
seara.com