Segurança para todos

Cadeira completa é o sistema mais seguro



Conclusão é de um estudo ACP relativo ao transporte de crianças no automóvel

De acordo com um estudo realizado pelo Automóvel Clube de Portugal e divulgado hoje pelo jornal “Público” o uso de uma cadeira com encosto de cabeça e protetores laterais reduz seis vezes o risco de lesões na cabeça em caso de colisão lateral, em comparação com um banquinho.

No entanto, segundo um inquérito realizado no âmbito deste mesmo estudo, dois em cada 10 portugueses consideram o assento elevatório como o sistema de segurança mais seguro para o transporte crianças no automóvel com mais de 25 quilos e 19% dos inquiridos revelam mesmo desconhecer as diferenças entre o assento elevatório e a cadeira completa. O inquérito foi feito junto de mais de 2300 portugueses que, no último ano, transportaram crianças no automóvel.

Por lei, ambos os dispositivos de retenção são permitidos para o transporte das crianças no automóvel, sendo o seu uso obrigatório até que a criança tenha 12 anos ou 1,35 metros de altura.

Mas tão importante como usar o sistema de retenção mais seguro é usá-lo de forma adequada. Segundo um estudo realizado pela PSP, por dia, em Portugal, 4 crianças são transportadas indevidamente (dados referentes ao período 2011-2013).

As cadeiras e assentos elevatórios usados pelas crianças quando transportadas no automóvel devem ser homologados por lei (R44/04), o condutor deve sempre verificar se a cadeira está corretamente presa ao banco do carro e se os cintos de segurança funcionam corretamente. Até aos 4 anos, a recomendação é que as crianças sejam transportadas com a cadeira virada para trás.



«« voltar


BTW
seara.com