Segurança para todos

Uso da cadeira com quispo põe em causa segurança da criança



Testes de impacto revelam que cintos não ficam bem ajustados

O programa Today do canal de televisão norte-americano NBC News apresentou recentemente uma reportagem que mostra que uma criança que se senta num sistema de retenção vestida com quispo viaja menos segura do que uma criança que viaja sem casaco de inverno vestido.

Durante a reportagem, que pode ser visualizada no seguinte link (https://www.youtube.com/watch?v=9uEfou4sJQ0), pode ver-se que com o quispo vestido, embora pareça que o cinto está ajustado, quando ocorre o impacto, o corpo da criança é projetado violentamente para a frente, ao contrário do que quando não tem o quispo.

Em Portugal, as crianças até terem 12 anos ou 1,35m são obrigadas a serem transportadas em sistemas de retenção homologados por lei e adequados ao seu peso e tamanho.

Alguns conselhos importantes para a instalação e uso dos sistemas de retenção:

- Leia atentamente o manual e siga as instruções de montagem do fabricante. 

- Sempre que possível, o sistema de retenção deve ser instalado no banco traseiro, devendo ser colocado de modo a que a criança entre pelo lado do passeio.

- Em caso de colisão lateral, o lugar central da retaguarda é o mais seguro para a instalação do sistema de retenção, mas convém sempre verificar-se se nesse lugar a cadeira ou assento ficam instalados em segurança.

- Antes de qualquer viajem, deve verificar-se se a cadeira está corretamente instalada (os movimentos para a frente e laterais devem ser mínimos), bem como se os cintos internos da mesma (caso existam) estão bem ajustados (folga não superior a um dedo entre os cintos e os ombros da criança).

- Se utilizar o cinto do automóvel, e para que este não magoe a criança, deve passar sempre ao nível dos ombros e não do pescoço.



«« voltar


BTW
seara.com