Segurança para todos

A caminho da escola em segurança



Dicas para treinar o seu filho a andar no trânsito

Quando considerar que o seu filho já tem maturidade suficiente, comece a prepará-lo para deslocações a pé, optando por trajetos curtos e fáceis de serem memorizados e identificando os pontos em que deve reforçar a sua atenção.

O caminho para a escola é, muitas vezes, o primeiro percurso que as crianças começam a fazer sozinhas. No entanto, para isso, precisam de ser treinadas e ensinadas.

Algumas dicas para treinar o seu filho a andar no trânsito:

- Respeite sempre as regras de segurança, principalmente se estiver com uma criança - é por imitação que os mais pequenos crescem e se adaptam ao mundo dos adultos.

- Indique, com a maior objetividade, os locais onde pode brincar (parques, jardins…) e os locais onde deve ter a máxima atenção (passeios, passadeiras…).

- Sempre que caminhar no trânsito com uma criança, leve-a do lado de dentro do passeio ou da berma.

- Quando andar na rua com o seu filho, aproveite para rever os pontos essenciais do percurso, explicando-lhe a razão por que o comportamento que estão a adotar é o mais indicado.

- Treine o caminho para a escola várias vezes com o seu filho, escolhendo o caminho mais seguro (mesmo que seja maior), identificando os perigos e explicando os comportamentos a adotar para os evitar), até que este mostre segurança para o realizar sozinho.

E não esqueça… mesmo quando o seu filho já tiver prática, é preciso ensinar-lhe a manter o seu grau de atenção, porque o facto de já conhecer o percurso de cor pode fazer com que preste menos atenção ao ambiente que a rodeia, ficando mais vulnerável.

A pressa e o cansaço tornam a criança menos atenta. Por isso, se estiver atrasado, não deixe o seu filho ir para a rua, pois a excitação torna-o menos atento. No regresso a casa, recorde-lhe que deverá ter em atenção o que se passa ao seu redor durante o trajeto.



«« voltar


BTW
seara.com