Segurança para todos

Estudo "Hábitos de Condução"



Portugueses admitem não cumprir os limites de velocidade e usar o telemóvel

As conclusões de um inquérito realizado pela DECO sobre hábitos de condução dos portugueses são preocupantes: um terço dos condutores inquiridos admite exceder a velocidade limite em mais de 20km/h, de vez em quando, e cerca de metade usa o telemóvel durante a condução, embora use o sistema mãos-livres.

Dentro das localidades, onde a velocidade é limitada a 50 km/h, é onde há mais portugueses a admitir que não cumprem a velocidade, já que dos 1053 condutores inquiridos, 43% disseram que circulam a mais de 70 km/h; seguido das autoestradas, em que cerca de 40% dos entrevistados afirmaram circular, algumas vezes, acima dos 140 km/h.

Quanto ao telemóvel, parece que os portugueses também não têm consciência dos riscos que correm quando o usam durante a condução, já que metade dos condutores admitiu fazê-lo, embora usando um sistema mãos-livres, mas 3 em cada 10 condutores confessa que faz ou atende chamadas sem nenhum sistema.

A verdade é que mesmo com o kit mãos livres, a atenção do condutor deixa de estar focada apenas na estrada, mas também na chamada.

Outras conclusões interessantes do inquérito prendem-se com a irritabilidade ao volante e cansaço: 37% afirma ficar irritado quando se aborrece com alguns condutores e cerca de metade dos condutores inquiridos admite conduzir cansado.

Segundo o estudo, as mulheres são mais cumpridoras e têm comportamentos mais prudentes do que os homens quando conduzem.



«« voltar


BTW
seara.com