Segurança para todos

Boas Férias com segurança para todos!



Verão é sinónimo de tempo quente, férias e descanso. Para que tenha umas férias descansadas e realize as suas viagens em segurança, deixamos-lhe aqui alguns conselhos importantes.

Assim:

Antes de viajar não esqueça…

- Verifique o estado do veículo (travões, pressão dos pneus, nível de óleo…). Os pneus vazios ou desgastados são uma causa importante de acidentes na autoestrada.

- Coloque tudo o que quiser levar na bagageira e confirme se nenhum objeto foi colocado nas prateleiras. Em caso de colisão, esses objetos podem tornar-se verdadeiros projéteis!

- Verifique se todos os passageiros têm o cinto colocado e se as crianças estão corretamente instaladas no sistema de retenção. Não se esqueça de colocar também o cinto de segurança.

- Verifique se as crianças levam alguns jogos, livros ou brinquedos que as possam distrair. Elas aborrecem-se com facilidade e podem começar com brincadeiras que prejudiquem a concentração do condutor.

- De modo a evitar a sonolência, ingira sempre refeições ligeiras (antes ou no decorrer da viagem) e não beba bebidas alcoólicas. Embora seja permitido, por lei, conduzir com uma taxa de álcool inferior a 0,50 g/l, mesmo quando ingerido em pequenas quantidades, o álcool diminui os reflexos e a visão enquanto aumenta o tempo de reação do condutor.

- Antes de iniciar uma viagem, é importante que não esteja cansado, pois a fadiga é uma das causas de acidentes.

Durante a viagem

- Faça pausas, pelo menos de duas em duas horas. Assim, poderá desentorpecer as pernas e descansar um pouco, enquanto os seus filhos podem brincar.

- Não fale ao telemóvel, nem mande mensagens, pois estes comportamentos, além de serem proibidos por lei, reduzem a sua atenção ao trânsito e a sua mobilidade.

- Adapte a velocidade aos limites da lei e às condições de circulação (à noite, com chuva, com piso em mau estado, na cidade…).

- Mantenha a distância de segurança em relação ao veículo da frente.



«« voltar


BTW
seara.com