Segurança para todos

Segurança: a abordagem global



A  proteção das pessoas no interior dos veículos tem estado, desde sempre, no centro das preocupações da Renault que considera a segurança como um serviço vital a prestar aos seus clientes.

Há mais de 50 anos que o LAB (Laboratório de Acidentologia, de Biomecânica e de Estudo do Comportamento Humano) se dedica à investigação da segurança automóvel. Engenheiros e médicos colaboram desde a concepção de cada novo modelo a fim de compreenderem o comportamento humano em caso de colisão.

Para completar a vertente de investigação, a Renault conta ainda com uma verdadeira base de dados sobre acidentes rodoviários, constituída por informação recolhida nos locais dos sinistros.

A abordagem global da Renault à segurança desenvolve-se em quatro eixos: prevenção, correção, proteção e sensibilização.

Eixo da Prevenção
Ajudar o condutor a antecipar os riscos. Por exemplo, o alarme sonoro que avisa quando uma porta está mal fechada ou quando há cintos de segurança por colocar; ou ainda, os sistemas de vigilância automática da pressão dos pneus, que podem também avaliar a adequação entre essa pressão e a velocidade de circulação...
 
Eixo da Correção
Corrigir eventuais erros do condutor ajudando em situações de emergência. É o caso dos sistemas como o ABS (anti-bloqueio em caso de travagem) e o ESP (controlo dinâmico da condução, em caso de viragem brusca).
 
Eixo da Proteção
Proteger os ocupantes através da estrutura do veículo e dos dispositivos de retenção das pessoas no habitáculo. Em caso de acidente, a deformação programada da estrutura permite absorver a energia do choque; no habitáculo, o SRP (Sistema Renault de Proteção) associa três tipos de dispositivos: pré-tensores, limitadores de esforço e airbags. Em 2001, foi lançada a terceira geração do SRP, ainda sem equivalente no mercado, que se adapta à violência do choque.
 
Eixo da Sensibilização
Reconhecendo a influência dos comportamentos na origem de grande parte dos acidentes, a Renault desenvolve um forte investimento na sensibilização e educação do grande público. Uma das mais importantes iniciativas nesta área é o Programa Segurança para todos.
 


«« voltar


BTW
seara.com